shine-bright-as-you-are-workshop.png
 
 

“O belo é o esplendor da ordem”, Aristóteles

É este o princípio basilar que orientou a criação do método Shine Bright As You Are, um método de Coaching para lidar com questões autoimagem e autoestima feminina.

Lígia Neves, Humanistic Master Coach, e Catarina Dinis de Almeida, Coach e Fotografa Profissional, decidiram criara uma metodologia dedicada a este tema:

“No decorrer do nosso trabalho, enquanto coaches, verificámos que existem questões angustiantes comuns às mulheres, questões usualmente vistas como opostas ou dissonantes, nomeadamente a questão da imagem versus essência.”

Uma das questões que detetámos foi o facto de o descontentamento e/ou o descuido com a imagem exterior, serem, frequentemente, reflexo de uma lacuna na autoestima e de um fraco sentido de poder pessoal. E embora venhamos, enquanto sociedade, a defender, e bem, o poder da essência versus o poder da imagem, o problema chega-nos quando a imagem que algumas pessoas escolhem as aprisiona e não as deixa exprimir a sua verdadeira essência. Esta situação tem impacto brutal em todos os seus relacionamentos e, consequentemente, no seu bem-estar psicológico. A verdade é que a mulher do SEC XXI tem necessariamente desafios, problemas e angústias do SEC XXI. Negar o valor da imagem na sociedade em que vivemos é um boicote, muitas vezes auto- infligido, a uma das formas de expressão pessoal mais imediatas da nossa existência.


Conscientes de que esta é uma realidade, quisemos trazer mais brilho para vidas das mulheres em Portugal, não numa ótica de futilidade, mas com a perspetiva de Aristóteles que já nos dizia que o belo é o esplendor da ordem e, assim sendo, é no estado de equilíbrio entre o que somos e o que mostramos da nossa essência que existe o bem-estar.

Utilizámos então as ferramentas que estão ao nosso alcance e com as quais trabalhamos diariamente. Em Coaching aprendemos que o Estado emocional pode influenciar a postura corporal de uma pessoa, mas também aprendemos que postura corporal de uma pessoa pode influenciar o seu Estado Emocional. Partindo deste princípio, concluímos que o cuidado com a imagem pode ser o gatilho através do qual se trabalha o interior de uma mulher, numa sinergia que cria um ciclo virtuoso de auto-estima e empoderamento pessoal.


E assim nasce o método Shine Brigt As You Are - uma experiência que deliberadamente quisemos tornar descontraída, bem-disposta e glamorosa, mas, não por isso, menos séria e eficaz. Neste método que beneficia grandemente da interação em grupo, todas as mulheres se podem sentir libertas de pressões, num ambiente acolhedor e sem julgamentos e, proporcionando as tomadas de consciência, pode ser um passo importante para um caminho mais longo de desenvolvimento pessoal.”

Workshop de Coaching

É essencial ter contacto consigo mesma. É preciso criar silêncio e observar. Olhe-se, observe como se sente e

que imagem está a transmitir aos outros no seu dia a dia. Veja que, quer tenhamos consciência disso ou não,

estamos continuamente a fazer leituras e interpretações das outras pessoas e as outras pessoas de nós.

• Depois é essencial reconhecer-se, ou seja, revelar a sua motivação para estar a fazer este exercício e saber qual é o desafio pessoal que a leva a estar mais motivada para cuidar da sua imagem, no fundo perceber o que espoletou esse desejo, se o puder fazer em grupo terá resultados maravilhosos, pois vai perceber que o seu desafio e o seu desejo são semelhantes aos de tantas outras mulheres, aparentemente muito diferentes de si.

• Num terceiro momento há que fazer questões um pouco mais profundas a si própria: Como é acha que os outros a veem? O que é que pode melhorar no que revela aos outros de si própria, através da sua imagem? Que resultados espera ter com essa mudança? Para ter esses resultados o que é que pode, concretamente, fazer na sua imagem? São algumas das questões que deve colocar a si própria. No fim de lhes ter respondido há, então, que saber uma última resposta: Está disponível para assumir esse compromisso? Se puder partilhar esse compromisso consigo mesma, numa sala repleta de testemunhas que estão a seu favor vai verificar que o resultado é maravilhoso.

• Por fim, um dos momentos mais poderosos criados pela dinâmica de grupo e que só aqui é possível, é um momento Love Bomb. É literalmente uma bomba de amor, pois cada participante é convidada a inundar as outras de elogios verdadeiros, com base no que realmente já conheceram umas das outras durante o período de interação em que estiveram.

Workshop Auto-Maquilhagem

• Da mesma forma que se identificaram traços bons e menos bons a nível psicológico também se identificarão os traços físicos mais e menos fortes. Conhecer os menos positivos é importante para os poder aligeirar, da mesma forma que é conhecer os positivos para os poder valorizar. É isto que acontece numa sessão de automaquilhagem que é proporcionada no workshop, aqui, com uma profissional, são aprendidos pequenos truques que podem ser levados para casa e repetidos no dia a dia.

Workshop de Auto Imagem e Photo Shooting

• Por fim, para que os resultados fiquem ancorados na mente de cada mulher que se predispôs a passar pelo processo é importante ter um elemento físico que ateste o resultado, em termos de imagem, que cada uma conseguiu alcançar. No workshop essa âncora é proporcionada através de uma sessão fotográfica com uma profissional que ajuda a revelar a melhor imagem de cada mulher.

• trabalharmos a autoimagem e autoconfiança de cada mulher, sentimos resultados imensamente gratificantes, pois a maior alavanca para mudarmos qualquer comportamento é o senso de identidade e é isso que promovemos com o método criado, o amor e a aceitação de si próprias nas suas diversas dimensões

Próxima edição do Workshop

Realiza-se no próximo dia 17 de Novembro, sábado, em Cascais o workshop que promete dar luz às essências femininas. Constituído por uma vertente de desenvolvimento pessoal e por uma vertente de imagem, o workshop Shine Bright as you are é dedicado a todas as mulheres que pretendem revelar todo o seu potencial feminino. Usando ferramentas e técnicas de coaching aliadas à identificação profissional dos pontos fortes que valorizam a imagem de cada mulher, a iniciativa irá contemplar dinâmicas de grupo, exemplos práticos, exercícios individuais e sessão fotográfica com cada uma das intervenientes.

A metodologia criada contribui significativamente para o aumento da autoestima, autoconfiança e amor próprio de cada pessoa em processo e tem um impacto exponencial na sua forma de comunicar e na sua atitude para consigo mesma e para com os outros. O resultado é o reflexo do brilho natural de cada um na sua imagem exterior.

Equipa SHINE BRIGHT

Ligia Neves, Coach de desenvolvimento pessoal, com larga experiência no desenvolvimento de pessoas em contexto pessoal e empresarial afirma “este processo não pretende mascarar fragilidades, ocultando-as com a imagem exterior, bem pelo contrário, este processo visa fazer reconhecer às mulheres que têm recursos, características da sua personalidade, que muitas vezes estão escondidos, mas quando reveladas funcionam como ativos extremamente poderosos para as suas vidas pessoais e profissionais. O que fazemos é proporcionar a cada mulher a descoberta desses recursos e ensinamo-las a usarem faculdades que já são suas, mas que estavam escondidas”. A Humanistic Master Trainer Coach IHCOS, e fundadora da Dare To Be Great acrescenta “Estes momentos são muito emocionantes porque são momentos de revelação. As pessoas descobrem que têm características que apreciam, mas simplesmente nunca repararam que estavam lá. O cuidado com a nossa imagem é assim uma consequência da nossa autoestima e um contributo para a concretização do nosso máximo potencial.”

Catarina Dinis de Almeida, Fotógrafa há cerca de 20 anos e Coach de imagem, confessa “tenho visto, ao longo de vários anos, de que forma a valorização da imagem pessoal contribui para a mudança da postura de homens e mulheres no seu dia-a-dia e como isso é altamente benéfico para o melhoramento da sua autoestima e para forma como enfrentam os desafios que se colocam a todos nós. Todas as pessoas são bonitas porque são únicas, se as ensinarmos a valorizar essa sua autenticidade com acesso a ferramentas que normalmente só estão disponíveis para profissionais, o resultado é absolutamente gratificante, para elas, e para nós.